16 dezembro 2011

Mundo Livre S/A no Cerrado Virtual


 O Cerrado Virtual chega este final de semana à Brasília, nos dias 17 e 18 de novembro, mas desculpe-nos, a melhor atração é mesmo o Mundo Livre S/A. A banda pernambucana acabou de lançar o sexto álbum de estúdio, Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa (2011), que vazou na internet em outubro.

E sobre isso, Fred Zero Quatro é bem polêmico. “Eu sou contra (baixar discos na internet)! Acho que se o disco teve algum incentivo, como um edital público tudo, seria mais do que normal disponibilizar para download gratuito. Mas há toda uma cadeira produtiva por trás, todo um pessoal que trabalha no disco”. O álbum é distribuído pela Coqueiro Verde (gravadora de Erasmo Carlos, que tem distribuido uma série de artistas independentes) e custa cerca de R$ 20.

São mais de 20 anos de carreira (27 no total) e a pergunta que se faz é: “Como não se repetir depois de tanto tempo?”. Fred explica que as mudanças na formação da banda acabaram ajudando na reciclagem e destaca: “Um banda depois da lançar cinco ou seis discos.. Pouca gente espera uma novidade, mas felizmente não foi isso que as pessoas encontraram no nosso álbum. Não vale manter uma banda tanto tempo e fica chovendo no molhado”.

O vocalista (letrista, guitarrista e cavaquinho) diz que a banda conseguiu resgatar aquela paixão do começo da carreira e ao mesmo tempo o relacionamento entre os integrantes está tão bom, que isso se refletiu no novo trabalho. “Esse cheiro de novidade está numa frequencia interna, na temperatura de convivío”, afirma.

Neste álbum, há duas participações especiais, Bnegão (antigo parceiro) e Sílvia Machete, que foi uma dica da Coqueiro. “A parceria com Bnegão vem de longa data. Nós éramos da mesma turna nos anos 90. O Planet Hemp, Mundo Livre…Todo mundo era amigo. Quando nós estávamos no meio da gravação, ele veio fazer um show e aproveitei para mostrar para ele uma faixa. Ele pirou e nós gravamos tudo numa tarde só”, revela Fred.

Para participar do evento, basta doar 2kg de alimento não-perecível. Programação completa no site do evento.

Nenhum comentário: