30 setembro 2011

Rock Brasília - A Era de Ouro



Exibido na abertura do 44° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o filme Rock Brasília - Era de Ouro arrancou muitas palmas dos presentes na Sala Villa-Lobos. Focado na história de três bandas que saíram das fronteiras brasilienses e conquistaram o Brasil, o longa perde um pouco na parte histórica, mas ganha na ótima montagem e nas entrevistas históricas. 

Plebe Rude, Capital Inicial e Legião Urbana tem as histórias contadas pelos próprios agentes. Estão lá André Muller, Phillipe Seabra, os irmãos Fê e Flávio Lemos, Dona Carminha (mãe de Renato Russo), Carmen Manfredini, Dado Villa-Lobos e mais entrevistas antigas com Renato Russo, do arquivo de Vladmir Carvalho, diretor da película. 

O documentário trilha toda a histórias dessas três bandas, mostrando pontos altos e fortes de sua trajetória. É uma pena que esqueçam das outras bandas dos anos 80 que também tiveram alguma projeção nacional e também do Porão do Rock, maior festival independente do Brasil e quem primeiro abrigou uma homenagem ao cantor e compositor Renato Russo. 

Dado Villa-Lobos e Bonfá juntaram alguns amigos para subir ao palco e cantor os sucessos da Legião Urbana no festival de 2009 e a única coisa que se viu dessa noite, que se "repetiu" ontem no Rock in Rio, foi Villa-Lobos mexendo na guitarra que empunha. 

Um dos momentos mais emocionantes do longa ficou para o final e foi protagonizado pelo pai da dupla Fê e Flávio. O professor da Universidade de Brasília, Briquet de Lemos se emocinou ao falar do orgulho que sente pelos filhos.

Para quem não teve a oportunidade de assistir ao filme na abertura do festival, ainda há possibilidades de vê-lo neste domingo, dia 2 de outubro, a partir das 17h30, no Cine Brasília.

Rock Brasília - Era de Ouro

Nenhum comentário: