25 abril 2011

Projeto traz música de graça ao CCBB

Moreno Veloso e Nina Becker

Na cena independente nacional é comum ver artistas gravando uns com os outros, produzindo, cantando, virando parceiros de composições e dando palhinhas em shows. Aproveitando-se dessa comunidade musical, nasceu o projeto Live P.A, que trará à Brasília grandes encontros da nova safra de artistas brasileiros.

Os shows que se realizarão toda sexta e sábado do mês, na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) terão Nina Becker e Moreno Veloso (06/05), Thalma de Freitas e Gabriel Moura (07/05), Pedro Sá e Jonas Sá (13/05), Wladimir Gasper e Cibelle (14/05), Dado Villa-Lobos e Renato Martins (20/05), Kassin e Claudio Zoli (21/05), China e Silvia Machette (27/05) e Domenico Lancelotti e Felipe S. (28/05). Tudo de graça e a partir das 22h30.

“Muitos artistas trabalham hoje em seus estúdios caseiros, utilizando o computador e outros aparatos que fazem parte da música eletrônica. A ideia é trazer isso para o palco, para que as pessoas possam entender como é feita a música”, explica o produtor do evento Bernardo Vilhena. Além disso, o Live P.A. tem outro grande aliado, as apresentações ao ar livre.

Os encontros, segundo Vilhena, foram organizados procurando o inusitado, a interação entre os artistas, o desafio e claro, a complementação entre eles. “O Kassin remixou há pouco tempo, parte da obra do Tim Maia, que muita gente nem conhecia. Ele tem uma curiosidade e um conhecimento muito grande da soul music brasileira. Então essa mistura com o Cláudio Zoli foi bem natural. Quando resolvemos juntar o Felipe, do Mombojó e o Domenico Lacelotti em um encontro via skype, os dois pareciam almas gêmeas”, revela Vilhena.

A nova geração também terá contato com artistas mais consolidados, como Edgar Scandurra, Dado Villa-Lobos e Cláudio Zoli: “Nós escolhemos figuras emblemáticas da geração anterior, que fizeram essa escolha por uma música mais 'moderna'”, diz o produtor.

Brasília terá uma semana bem movimentada no começo do mês. Paulinho Moska apresenta o show Muito Pouco dia 1° de maio, na Caixa. Também na Caixa, mas nos dias 04 e 05, Arnaldo Antunes apresenta seu Iê iê iê. Tulipa Ruiz estará no Teatro Oi Brasília, dias 06 e 07 de maio mostrando o show de seu debut, Efêmera. Dia 06, o América Rock Club traz a banda Bidê ou Balde, com abertura do brasiliense Dillo. Já nos dias 07 e 08 de maio, Tom Zé chega com seu Pirulito da Ciência no Teatro Nacional. E no dia 13 de maio tem Del Rey fazendo covers de músicas do grande rei Roberto Carlos, no Varanda Tropical. Todos esses artistas entrariam facilmente na programação do Live P.A.

Nenhum comentário: