28 setembro 2010

Sonhando Acordado


Gael García em cena
O Telecine Cult está mais uma vez com uma programação especial. Durante toda esta semana, o canal de TV pago traz os longas que passaram no Festival de Cinema do Rio. Eles serão exibidos sempre às 22h e as sessões começaram no domingo, dia 26 de setembro, com Sonhando Acordado, de Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças).

Estrelado por Gael García e Charlote Gainsbourg, o filme traz a história de Stephane, um homem de 30 anos, que volta a morar com a mãe depois que ela lhe consegue um emprego. Ele vive no México, país de origem de seu pai e a mãe, na França. O rapaz de muita imaginação passa a trabalhar em um escritório de calendários, mas o emprego não era bem o que ele imaginava. Nesse ínterim, ele conhece e se apaixona por Zoe, a amiga de Sthepanie (Charlotte Gainsbourg), sua nova vizinha.

Esqueça todos os efeitos especiais que você viu em Hollywood, em Sonhando Acordado, o diretor optou por trazer o tom lúdico através de coisas mais reais. Tudo foi fabricado e testado. O carrinho de papelão, a cidade de rolos de papel higiênico, a água de papel celofane, que ganham um toque a mais com a animação. E este é o grande segredo da trama.

A história é bem confusa, às vezes não dá para saber se Stephane está acordado ou não e na maior parte do tempo, ele parece mais uma criança do que um rapaz de 30 anos. Está sempre sonhando. Sonhando com aquilo que quer, aquilo que gostaria que acontecesse, ao invés de ir atrás.

Tudo se complica mais em sua vida, quando ele descobre que gosta mesmo é de Sthephanie e não de Zoe. A vizinha não quer saber de namoro, mas adoraria ser sua amiga. Dói para um coração apaixonado. Conviver com isso é quase que uma obsessão e Stephane não para de sonhar, confundindo a realidade e a utopia. O filme é médio, ganha 3 estrelas. A atuação do casal Gael e Charlotte está ótima, assim como os efeitos especiais delicados.

Trailer de "Sonhando Acordado"

Nenhum comentário: