30 agosto 2010

Janis

Zapeando os canais na segunda-feira passada, acabei caindo no Telecine Cult, no já começado documentário Janis. Lançado em 1974, com direção de Howard Alk, o documentário traz entrevistas da cantora, apresentações e bastidores dos mesmos e de gravações de singles/LPs.

A construção do doc é muito interessante, já que traça a trajetória de Joplin através de sua própria fala. Sabemos a partir dela, em uma entrevista dada a uma TV, como ela se sentia quando era uma adolescente e como hoje lida com a fama. A passagem pelo Brasil, por exemplo, é citada, mas nem um pouco aprofundada. Ao contrário do que acontece aqui, quando o Serguei abre a boca.

Janis Joplin é uma mulher de fibra, mas no fundo é também uma menina assustada com o sucesso e machucada com o passado. Teve problemas na escola por pintar, vestir-se de maneira diferente e não querer ser uma simples dona de casa.

No palco ela se transforma. Mostra toda a sua energia e alegria. Brinca, dança, chama o público para subir no palco e põe o microfone na boca de cada um. Como uma grande diva do rock deve ser.

Está dada a dica. Vale a pena procurar o filme e ficar ligado na programação o Telecine Cult, que toda segunda-feira a partir das 22h exibe um documentário que fez história.

Um comentário:

brunabora disse...

Download do Documentário - Janis - http://bit.ly/ND975b