26 agosto 2010

Ok Go - Of the Blue Colour of the Sky



Você com certeza já ouviu falar do Ok Go. Sabe aquela banda que fez o tal clipe usando apenas esteiras e que passou até na televisão, canal aberto(!)? Pois, agora eles estão com um álbum novo. Por aqui ainda deve ser um pouco difícil de encontrar, mas dá para fazer um contrabando e baixá-lo por aí.

O terceiro disco leva o curioso (e grande) nome de Of the Blue Colour of the Sky, tirado de um artigo publicado por militar norte-americano, que divaga sobre luzes azuis que podem curar doenças. Freak? Talvez, mas não é a cara do Ok Go?

O single escolhido pelo quarteto foi "WTF”, e já ganhou seu formato de videoclipe. A música não mostra lá muitas mudanças de sonoridade. Ou seja, ainda dá para reconhecê-los.

É ouvindo o disco, que descobrimos outras nuances. Algumas vezes (e algumas batidas) parecem totalmente roubadas de “Thriller” (o álbum) de Michael Jackson, mostrando a veia pop dos meninos (escute “I Want You So Bad I Can't Breathe”). Em outras, a sensação é de estar ouvindo algo mais experimental, como na faixa “Neding /Getting”. E ainda dá para colocar uma pitada de Talking Heads. Parece uma salada que não dá certo, mas eles conseguiram misturar bem o eletrônico e o pop, deixando lugar até para a balada “Last Leaf”.

Depois de 5 anos de seu último lançamento, Oh No, (EMI, 2005), o grupo parece um pouco perdido, mas certo de uma coisa, apagar a imagem deixada por "Here It Goes Again" e mostrar que eles são muito mais criativos do que demonstrado neste videoclipe. Para isso, além do disco, já fizeram um novo vídeo (que tem duas versões), deixando bem clara essa intenção. O clipe “This Too Shall Pass” foi inspirado na máquina maluca de Rube Goldberg e se você não conhece terá uma idéia agora:

 Ok Go - "This Too Shall Pass"

2010 foi também o ano em que a banda resolveu se soltar das amarras de uma gravadora e passar para um vôo solo no mercado independente. Tudo, porque a EMI desativou a incorporação dos videoclipes da banda no Youtube, por não dar retorno financeiro a nenhum dos dois lados. Será? Damian Kulash e seus amigos pensam justamente o contrário e decidiram romper o contrato com a toda poderosa EMI. Para se ter uma idéia, “Here It Goes Again” foi visto por mais de 50 milhões de pessoas e “This Too Shall Pass” já está na casa dos mais de 16 milhões.

Se foi o certo a se fazer, não dá para ter certeza, mas que já está mais do que provado é que uma banda pode viver independentemente de uma manager por trás, isso é bem verdade! O bom mesmo é poder ver os vídeos divertidos e inteligentes do Ok Go sem problemas nenhum.

Nenhum comentário: