05 fevereiro 2008

O Caçador de Pipas

Até que enfim eu fui ao cinema ver "O Caçador de Pipas". Desde quando pensaram em fazer o filme eu quero assisti-lo.

O filme é uma adptação do livro de Khaled Hosseini e é um dos livros mais vendidos desde sua publicação.

Ao mesmo tempo que Khaled conta a história de uma amizade, por trás dos panos conta a história do Afegnistão. Os torneios de pipas, as feiras com cheiro de kebab de carneiro, a invasão soviética, a Aliança do Norte, os talibãs no poder... O livro conta tudo isso com muito mais detalhes do que o filme, por isso eu gostei mais da leitura.

Além disso, entende-se melhor Amir, o personagem principal. Percebemos também uma maior participação do pai de Hassan na história o que também não acontece no filme. Não que o filme seja ruim, pelo contrário, ele é muito bom e fiel ao livro, mas como filme perde-se algumas emoções.

Algumas cenas do livro são muito mais impactantes. Eu senti falta disso no longa. Entretanto, é um pouco difícil se impressionar com um filme sabendo tudo o que vai acontecer.

Minha tristeza foi o filme só receber ma indicação ao Oscar (trilha original), acho que ele merecia mais.

Nenhum comentário: