05 janeiro 2008

Amy e Feist

Foi por pura curiosidade que baixei o CD de Amy Winehouse, a moça que causou um enorme bafafá na imprensa no ano que passou. Quando comecei a ouvir o CD fiquei surpresa por já conhecer cinco músicas!Claro que eu levei um susto ao saber que aquela voz forte e ritmada não era de uma negona que canta Aretha Franklin desde criancinha e sim de uma branquela, cabeluda e cheia de tatuagens (foto ao lado).

Amy foi uma das celebridades musicais mais comentadas de 2007. Seja por suas bebedeiras e escândalos ou pelo sucesso de seu segundo CD. Back to Black foi lançado em 2006 na gringa, mas chegou no Brasil apenas no ano passado. O primeiro single foi "Rehab", que simplesmente cola na cabeça de qualquer um e fala de quando ela se recusou a entrar para uma reabilitação por problemas com bebidas alcoólicas. Além dessa faixa, há outros hits, como "You Know I'm No Good", "Back to Black" e uma mais doce, "Wake Up Alone".


O primeiro CD de Amy saiu em 2003. Frank não é menos arguto que Back to Black e as letras são o que mais chama a atenção. Com um toque mais jazzístico, a faixa destaque é "Fuck me Pumps".
Outra moça que me chamou atenção e que eu também não fazia idéia que conhecia foi uma canadense chamada Leslie Feist (foto ao lado).

Feist é bem conhecida no meio musical. Aos 15 anos, fundou a Placebo (banda de punk rock, mas não é a mesma Placebo, banda inglesa criada em 1994 e que esteve no Brasil ano passado. Eles apenas usaram o mesmo nome). Já percorreu a música eletrônica, o meio indie rock (cantando com Kings of Convinience ou Broken Social Scene, por exemplo) e ainda deu uma ajudinha para a amiga Peaches, quando morou com ela em Toronto. Além de guitarrista, letrista, backing vocal...Uh! Essa menina trabalha, hein?O CD dela, The Reminder, baixei só para saber quem era aquela pessoa de macacão azul no clipe que eu, por uma caso, vi na MTV. "1234" com certeza é um dos clipes mais felizes deste ano, mas claro que ninguém consegue barrar "Shinny Happy People", do R.E.M.
Escutando apenas essa música você tem a impressão que The Reminder é todo felizinho, mas não é bem assim. Ao contrário de Amy, Feist faz um som mais tranqüilo, passando pelo folk, jazz e indie rock. Sabe aquele CD, aquele para você sentar no colo do namorado, olhar o céu estrelado e beber um vinhozinho? Então, é este!Mas não é só de músicas calmas também, né? Senão a gente dorme! Além de "1 2 3 4", "I Fell It All" e "Sea Lion Woman" trazem baladinhas bem legais. O segundo videoclipe da moça vem de umas das faixas mais comentadas por aí, "My Moon, My Man". Já deu para perceber que ela gosta de dançar, né?

Nenhum comentário: